É Esta | 1927

screenshot_20180517-0722311365874037.jpg

A arte de anunciar.

Nem só de grandes marcas ou meios de comunicação vive a publicidade. Uma prova disso é essa propaganda de 1927, feita à mão e publicada numa revista no interior da Amazônia, na cidade de Cametá, no Pará.

Editada na época por Victor Tamer (que décadas mais tarde se tornaria membro da Academia Paraense de Letras), a Revista Royal circulava nos colégios da cidade com temas da atualidade e de interesses da população local. Os anúncios eram, como se pode ver, feitos artesanalmente e comunicavam ofertas dos comércios locais.

Aqui não importa analisar a qualidade do anúncio, ou se a propaganda tem uma bela ilustração, típica da publicidade dos anos 20. O importante é perceber que, estando em um povoado no interior da Amazônia, em Nova York ou Londres, a arte de anunciar prevalece e a comunicação se adapta aos recursos e necessidades de cada público.


Essa propaganda foi enviada por Sérgio Tamer (sergiotamer@gmail.com @sergiovtamer), filho de Victor Tamer (já falecido) a quem agradecemos a colaboração e a disponibilização de parte do acervo da família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.