CADILLAC AUTOMOBILE COMPANY.
Assim foi batizada, em 1902, a empresa que se tornaria um símbolo para os americanos no setor automobilístico.
O que poucos sabem é que Cadillac nasceu de uma empresa criada em 1899 chamada Detroit Automobile Company. A Detroit Company tinha como sócio Henry Ford (fundador da Ford), que, por desentendimentos com os investidores na época, abandonou a empresa.
Os mesmos investidores, William Murphy e Lemuel W. Bowen, procuraram um dos seus fornecedores com a intenção de liquidar a empresa e pedir a ele uma avaliação da mesma. O que eles não contavam é que o seu fornecedor Henry Martyn Leland fosse convencê-los a não fechar a empresa, apostando pelo futuro do automóvel.
Leland, um engenheiro obsesionado pela precisão, ofereceu entao aos investidores um novo motor, mais potente que os existentes no mercado e que não teria tantas falhas como os motores da época.
William Murphy e Lemuel W. Bowen não só aceitaram a proposta de Leland como também decidiram coloca-lo no comando da nova empresa, a CADILLAC AUTOMOBILE COMPANY, que começou suas atividades em agosto de 1902.
Em outubro do mesmo ano, se lançou o primeiro Cadillac, desenhado e projetado pelo própio Henry Leland. No ano de 1909 a General Motors comprou a Cadillac e é propietária da empresa até hoje.
Com mais de 115 anos de história, Cadillac segue sendo um sinônimo de qualidade, luxo e inovação e a mais de 90 anos é o carro oficial dos presidentes dos Estados Unidos.
Essa bonita propaganda, foi veiculada na revista espanhola Esfera no dia 4 de junho de 1927.
Propaganda enviada por Sérgio Tamer, colaborador do Museu da Propaganda.