Sapato 100% brasileiro.
O espanhol Miguel Sábio de Mello, procurou no Brasil, um refúgio e uma esperança de vida depois que a Europa estava chorando seus mortos e tentando se levantar depois da Primeira Guerra Mundial.
Esse imigrante espanhol começou a vislumbrar um futuro quando em 1926, abriu em Franca | SP, a sua oficina de consertos de calçados, que foi o início de uma das marcas brasileiras que conseguiram passar por todas as dificuldades de um país econômicamente instável e que, mesmo 90 anos depois, segue ativa e rejuvenescida.
No ano de 1962, Samello lançava, com essa propaganda, a linha esporte Samellinho, dirigida ao público infato-juvenil e com o famoso bordão: Tal pai… tal filho!
Uma curiosidade, para quem não sabe, é que o nome SAMELLO foi criado a partir dos sobrenomes de Miguel, aproveitando o SA de Sábio junto com o seu segundo sobrenome Mello.
Depois de enfrentar grandes dificuldades e de passar por uma intervenção judicial, os herdeiros de Miguel Sábio de Mello (já na terceira geração), conseguiram recuperar a empresa e apostar pelo modelo de franquias, que segue em expansão até hoje.